domingo, julho 28th, 2013 | Author:

casas para veraneio

CONCEPÇÃO URBANA ADAPTADA À CASA DE VERANEIO.

Reduto dos amigos nas férias e finais de semana, esta casa de praia, em cidade vizinha a Salvador, BA, tem 389 m2 de área construída, uma distribuição harmônica para o casal (ambos executivos) e três filhos em idade escolar e um programa que reúne o conforto das casas urbanas.
Aqui, o arquiteto projetou uma casa térrea, com amplas varandas voltadas para o poente forma de amenizar a entrada do calor. Parte do amplo estar foi rebaixada, criando uma elevação maior no pé-direi-to e, com isso, um mezanino, onde está a sala de TV.
Não faltaram adega e sala de de gustação, a despeito da elevada temperatura local, muito menos uma sala de estudos, instalada junto aos quartos destinados aos filhos; na circulação da ala íntima, a varanda se incumbe de descaracterizar o corredor.
Na composição dos revestimentos, o autor escolheu materiais encontrados em abundância na região, como as telhas cerâmicas, sustentadas por vigamento em madeira de lei aparente. A cerâmica usada nos pisos se repete em faixas na parede externa, compondo com a massa convencional, onde surgem vários tons; todas as es-quadrias são de madeira de lei.

As varandas da fachada principal dão acesso ao estar e amenizam o calor da região; nas paredes, a alvenaria recebeu faixas de revestimento cerâmico.
Além da varanda principal (à esquerda), outras duas dão apoio à casa, para minimizar o calor e gerar ventilação cruzada em todos os ambientes.

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in