sábado, dezembro 08th, 2012 | Author:

UMA CONSTRUÇÃO EM MADEIRA E AÇO ANCORADA NA ROCHA.

O terreno de 1 500 m2, situado numa encosta rochosa, entre a serra e o mar, e a exigência de preservar a vegetação natural foram os fatores determinantes deste projeto, destinado a uma família composta por um casal, seus pais e dois filhos.
Assim, a construção de aproximadamente 120 m2 possui estrutura mista de ferro e madeira através de tiran-tes: cabos de aço presos em vigas de ferro e ancorados nas pedras da encosta. O fechamento é feito em madeira, material que reaparece no piso, no forro e na caixilharia.
Desenvolvida num único pavimento, a casa possui ambientes perfeitamente integrados e distribuídos de maneira prática e funcional: living, cozinha, dois banheiros e quatro dormitórios.

As áreas social e íntima são abertas para uma varanda, que circunda toda a residência e que, nos fundos, forma a garagem, a área de serviços e os chuveiros externos.
O acesso ao mar é feito através de uma escada que serpenteia por entre as pedras.
Internamente, o piso e as paredes das áreas molhadas recebem pintura de epóxi sobre a madeira e, no setor social e nos dormitórios, a madeira foi tratada com verniz naval.
Uma manta de fibra de vidro entre o forro e a cobertura de telhas e lâminas de aço proporciona o necessário isolamento térmico a esta construção.
A solução arquitetônica e o uso de materiais pré-moldados favorecem rapidez na execução da obra e um barateamento do custo, pois a mão-de-obra não precisa ser muito especializada.

O detalhe da perspectiva apresenta os fundos da casa. Aqui, a varanda abriga a área de serviço e as duchas externas ladeada pela entrada de carros.

Compartilhe no:
  • Orkut
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in